A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ENFRENTAMENTO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) NO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO (CEPAE) – EBOOK

R$0.00

Organizadores: 

Rita de Cássia de Oliveira Reis
Izabella Peracini Bento
Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes

Temática:

Educação – Interdisciplinaridade – Ensino Remoto – Pandemia COVID 19

Páginas: 164

Clique aqui para baixar o ebook

SKU: ISBN: 978-65-5447-227-2 Categoria:

Descrição

Organizadores: 

Rita de Cássia de Oliveira Reis
Izabella Peracini Bento
Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes

Temática:

Educação – Interdisciplinaridade – Ensino Remoto – Pandemia COVID 19

Páginas: 164

Clique aqui para baixar o ebook

Convite Especial para a Comunidade Educacional: Lançamento do Livro  A INTERDISCIPLINARIDADE  COMO ENFRENTAMENTO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) NO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA  APLICADA À EDUCAÇÃO (CEPAE)

O Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica (NICEB) do CEPAE-UFG convida todos os colegas professores, educadores e a comunidade a conhecerem os projetos interdisciplinares realizados durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) de 2020 e 2021. Este livro é uma coletânea dos esforços e práticas inovadoras adotadas por professores(as) do CEPAE, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, para enfrentar os desafios impostos pela pandemia de Covid-19.

Sobre o Livro:

  • Interdisciplinaridade em Ação: O livro apresenta oito projetos interdisciplinares desenvolvidos por duplas ou trios de professores(as) de diversas disciplinas, promovendo uma formação integral e crítica dos estudantes.
  • Metodologias Inovadoras: Descubra como a interdisciplinaridade foi utilizada como uma estratégia eficaz para superar os desafios do ERE, minimizando a sensação de isolamento e fomentando o senso de comunidade escolar.
  • Experiências Reais: Relatos detalhados de como conteúdos de diferentes áreas do conhecimento foram integrados e aplicados em aulas síncronas e roteiros de estudo, adaptando-se às necessidades do momento.
  • Impacto Educacional: A obra destaca como os projetos interdisciplinares contribuíram para a formação crítica e reflexiva dos estudantes, mesmo em um contexto adverso, e apresenta as práticas que podem ser replicadas em outros contextos educacionais.

Destaques dos Projetos:

  • Integração entre Geografia, Ciências e Matemática: Ensino interdisciplinar para o 6º ano, com apoio de bolsistas do PIBID e estagiários.
  • Práticas de Leitura Literária e Escrita: Atividades desenvolvidas para o 4º ano durante a pandemia, focando na formação crítica e humanizada dos estudantes.
  • Ensino de Língua Espanhola na Pandemia: Proposta interdisciplinar envolvendo Espanhol, Francês, Português e Geografia para a 3ª série do Ensino Médio.
  • Poesia de Manuel Bandeira: Atividades de português e francês explorando a obra “Libertinagem”, promovendo escrita criativa e leitura crítica.
  • Geografia da Infância no Ensino Remoto: Abordagens didático-metodológicas para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
  • Artes Visuais e Ferramentas Digitais: Uso do “Prezi” e produção de portfólios digitais como metodologias para o ensino de artes.
  • História e Geografia Através da Música: Sequência didática interdisciplinar utilizando canções para discutir Povos Originários e Racismo no Brasil.
  • Atividades Acadêmicas Remotas na Pós-Graduação: Análise de atividades remotas com reflexões sobre o acesso democrático às tecnologias digitais.

Venha conhecer as estratégias e práticas que transformaram a educação durante a pandemia. Adquira seu exemplar e inspire-se com as soluções criativas e integradoras que podem transformar a forma como ensinamos e aprendemos.