Seu suporte para a
PRODUÇÃO CULTURAL

CONSELHO EDITORIAL

ACADÊMICO

Prof. Me. Adriano Cielo Dotto (Una Catalão)
Prof. Dr. Aguinaldo Pereira (IFRO)
Profa. Dra. Christiane de Holanda Camilo (UNITINS/UFG)
Prof. Dr. Dagoberto Rosa de Jesus (IFMT)
Profa. Me. Daiana da Silva da Paixão (FAZAG)
Profa Dra. Deise Nanci de Castro Mesquita (Cepae/UFG)
Prof. Dr. José Henrique Rodrigues Machado
Profa. Me. Limerce Ferreira Lopes (IFG)
Profa. Dra. Márcia Gorett Ribeiro Grossi (CEFET-MG)
Prof. Dr. Marcos Pereira dos Santos (FAQ)
Profa. Dra. Maria Adélia da Costa (CEFET-MG)
Profa Me. Patrícia Fortes Lopes Donzele Cielo (Una Catalão)
Profa. Dra. Rosane Castilho (UEG)
Prof. Dr. Ulysses Rocha Filho (UFCAT)

CONSULTIVO

Nelson José de Castro Peixoto
Núbia Vieira Welima
Fabiana Vieira Borges

CONSELHO EDITORIAL

Larissa R. R. Pereira

Engenheira de Alimentos (PUC GO), pós graduada em Segurança do Trabalho (IPOG) e Engenharia de Produção (ITCO), Master Coach (Instituto Performance).
Diretora Comercial da Editora Alta Performance.
Mentora de escrita de livros na área de desenvolvimento humano.
Autora dos livros: Cartilha do manipulador de alimentos, 2010; Transformação: Faça Escolhas Eficazes 2021.

Winstom Erick C. Pereira

Engenheiro de Computação (PUCGO), pós graduado em Engenharia de Software (SENAI – LG Sistemas), MBA em Operações Logísticas (UNIALFA), Master Coach (Instituto Performance), Diretor Comercial da Way Data Solution S/A e Diretor Financeiro da Editora Alta Performance.

CONSELHO EDITORIAL ACADÊMICO

Prof. Me. Adriano Cielo Dotto (Una Catalão)

Possui licenciatura em Letras pelo Claretiano, graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Catalão (CESUC) e especialização na área da Educação pela UNICLAR. É mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), sendo aprovado com louvor. É professor de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-Vestibular) e de Karatê no Colégio Universitário de Catalão-GO e de Língua Portuguesa (Ensino Médio) no Colégio Universitário de Ipameri-GO. É faixa preta 2º Dan de karatê, estilo shotokan. É professor de Karatê na Academia Athletic Center, em Catalão-GO. É professor do curso de Direito na Una em Catalão-GO. É presidente do IBDFAM, núcleo Catalão-GO. É organizador e coautor das obras: Abordagens comportamental e Jurídica nas Relações Familiares; Relações Familiares no Contexto Sociojurídico Atual; Direito de Família: diálogos interdisciplinares e Direito: interdisciplinaridade e complexidade do saber jurídico.

Prof. Dr. Aguinaldo Pereira (IFRO)

Pereira é professor EBTT de inglês e português do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília – UnB (2017); mestre em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013); licenciado em Letras – Português/Inglês/ Literatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009). Tem experiência na área de linguística, com ênfase em sociolinguística interacional, atuando principalmente nos seguintes temas: anglicismo, atitudes linguísticas, português brasileiro, política de línguas, teoria da im/polidez, pragmática e língua inglesa. Professor e orientador do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede PROFEPT/ IFRO.

Profa. Dra. Christiane de Holanda Camilo (UNITINS/UFG)

Doutora em Sociologia (UFG), Mestre em Direitos Humanos (UFG), Especialista em Direito Público Graduada na área Jurídica e de Saúde. Professora, pesquisadora e palestrante na Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS nas áreas de Direito Constitucional, Políticas Sociais, Processo Constitucional, Direito Internacional, Direitos Humanos, Governança e Compliance e Direito Sistêmico. Líder do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Violência, Estado e Sociedade (GP DIHVES), Direito Sistêmico, Consensual e Justiça Restaurativa (GPDS), Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência – NECRIVI / UFG. Parecerista/revisora dos seguintes periódicos: Revista de Direitos da Cidade (UERJ/RJ), Revista Direitos Culturais (RS), Revista Quaestio Iuris (UERJ/RJ), Revista Direitos Humanos e Democracia (UNIJUÍ/RS) e Revista Culturas Jurídicas (UFF/RJ), entre outros, da Revista da Procuradoria Jurídica do Banco Central. Autora de vários livros e artigos publicado

Prof. Me. Dagoberto Rosa de Jesus (IFMT)

Professor de linguagem e Literatura no IFMT/ Campus Primavera do Leste. Graduação em Letras pela UNESP (Assis) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e Doutor em Literatura pela UNEMAT de Tangará da Serra, M.T.

Profa. Me. Daiana da Silva da Paixão (FAZAG) 

Bacharela em Administração pela Faculdade de Ciências Educacionais – FACE (2012). Pós – Graduação Lato Sensu em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas pela Escola Aberta do Brasil ESAB (2018). MBA em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal ESAB (2020). MBA Marketing Digital pela Faculdade Metropolitana de São Paulo. Mestrado em Administração e Direção de Empresas na Universidade Europeia Del Atlântico. Foi Gestora de Recursos Humanos e Pessoas da Universidade do Estado da Bahia, Campus XV-Valença (2013 a 2017). Trabalhou como Assistente Administrativo no Fórum Gonçalo Porto de Souza, em Valença/Bahia por 4 anos (2010 a 2014). Experiência como Gestora Pólo do Projeto Universidade para Todos (2014). Representante do Conselho Regional de Administração – CRA/Valença/Bahia (2015 a 2019). Secretária Pólo Valença e adjacências da Universidade para todos (UPT/UNEB). Coordenadora da UATI/UNEB. Integrante do Núcleo de Estudos em Gestão de Pessoas do CRA/BA (2020). Núcleo de estudos em Teoria Geral da Administração- NTGA/ CRA (2020). Membro da Comissão Permanente Eleitoral do CRA/BA (2020). Instrutora da UATI/UNEB (2015 a 2017), na disciplina Lazer e Qualidade de Vida. Professora do componente curricular Gestão de carreira e remuneração, Ética nas organizações, Gestão de qualidade, TCC I e II, Estágio I e II, Tendência de consultoria e Coaching, Jogos de Empresas, Gestão Pública, Negociação, Empreendedorismo, Teoria Geral da Administração, Cultura organizacional,Liderança, Gestão de Pessoas e Equipes, Administração Financeira e Orçamentária, Planejamento estratégico, Marketing, Relações Internacionais. Análise e elaboração de projetos. Linguagem e métodos universitário. Gestão de Laboratório organizacional. Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimentos em MPEs pela Fundação Instituto de Administração. Professora universitária. Orientadora de TCCs. Coordenadora do curso de Administração e Contabilidade. Escritora. Palestrante.

Profa. Dra. Deise Nanci de Castro Mesquita (Cepae/UFG)

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1996), doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005) e estágio de pós-doutoramento realizado em aldeias de Moçambique, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018-2019). Atualmente é Docente Associado Nível III no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação Básica na perspectiva sistêmica; e interesse investigativo sobre questões relacionadas aos estudos linguísticos e literários, produções visuais e audiovisuais, processos pedagógicos de letramento, inclusão e formação profissional escolar.

Prof. Dr. José Henrique Rodrigues Machado (INTEGRA-GO)

Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Performances Culturais, na Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Goiás. . Mestre em História, pelo PPGHIS – Programa de Pós Graduação em História, UEG, 2020. Em estágio Pós-Doutoral em EM ESTUDOS CULTURAIS, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO/ UEG(2023/2024). Em estágio Pós-Doutoral em CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, PUC- Goiás (Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2023/2024). Especialista em Educação, Diversidade e Cidadania, 2012, pela UFG; em Neurociência Aplicada à Educação; Faculdade Intevale 2020-2021; em Ciências da Religião, Faculdade Intervale, 2020-2021; em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Faculdade Intervale, 2020-2021; MBA (Master in Business Administration) Executivo em Gestão da Psicologia Organizacional, Faculdade Intervale, 2020-2021; em Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, UFPI/2022; em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho, UFPI/2022; em Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, UFPI/2022; em Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, UFPI/ 2023. Possui Graduação em Letras, Português e Inglês e respectivas Literaturas, UEG/2009; em Pedagogia, FAEL/2020 e em Ciências Sociais Única/2022.

Profa. Me. Limerce Ferreira Lopes (IFG)

Doutoranda pelo Programa de Pós graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Letras e Linguística pela UFG, Especialista em Metodologia de Educação à Distância, Claretiano/ Batatais; Especialista em Ensino aprendizagem de Língua espanhola, pela Associação Educativa Evangélica, AEE e Licenciada em Português/Espanhol pela UFG. Atua como vice-líder dos grupos Núcleo de Estudos Discursivos e Enunciativos (NEDE-CNPQ) e Núcleo de Estudos da Língua em Uso e Interfaces (NELUI/CNPQ) e é membro do grupo de pesquisa O círculo de Bakhtin em diálogo (UEPB/CNPQ). Atua como professora efetiva no Instituto Federal de Goiás, Campus Goiânia nos cursos de nível básico e superior.

Profa. Dra. Márcia Gorett Ribeiro Grossi (CEFET-MG)

Professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), lotada no departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Doutora em Ciências da Informação pela UFMG. Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Especialista em Controle de Processos pelo CEFET-MG. Especialista em Neuropsicopedagogia pela Nova Faculdade. Engenheira Eletricista pela PUCMinas. Graduada no Programa Especial de Formação de Docente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Técnica em Eletrônica pelo CEFET-MG. Foi Diretora da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (2004 a 2017). Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG. Pesquisa os seguintes temas: educação a distância, educação tecnológica, neuroeducação e novas tecnologias.

Prof. Dr. Marcos Pereira dos Santos (FAQ)

Livre-docente em Ciências Educacionais (SITG/2018). Pós-doutor em Ensino Religioso (SITG/2018). Notório Saber em Ciências da Educação (SITG/2017). Doutor em Teologia – ênfase em Educação Religiosa (FATEFAMA/2015). Mestre em Educação (UEPG/2005). Bacharel em Teologia (ISTL/2017). Licenciado em: Pedagogia (SECAL/2008); Matemática (UEPG/2000); Letras – Habilitação Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (ISEED/2016); Filosofia (FAERPI/2016) e Ciências Biológicas (UNIJALES/2017). Possui formação técnico-profissionalizante de Ensino Médio em Curso de Magistério (atual curso de Formação de Docentes) – Habilitação Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (COLÉGIO BORELL DU VERNAY/1996). Professor-pesquisador “Hors Concours” em Ciências Humanas (SITG/2018),

Profa. Dra. Maria Adélia da Costa (CEFET-MG)

Professora e Coordenadora Acadêmica Nacional do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Professora no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação Tecnológica (PPGET/CEFET-MG). Chefe do Departamento de Educação (DEDU). Professora no Programa Especial de Formação Docente (PEFD). Líder do Grupo de Pesquisa DPRODEPT. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE), 1992. Possui especialização em Educação de Jovens e Adultos integrada a Educação Profissional e Tecnológica – PROEJA (CEFET-MG/2006). Mestre em Educação Tecnológica, CEFET-MG. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na área de gestão foi Diretora do CEFET-MG, Unidade Contagem, e Coordenadora Geral de Avaliação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio quando instituiu a comissão de avaliação da EPTNM (CPAEPT). Participa de projetos de extensão que visam a conexão da instituição escolar com a comunidade, seja por meio de minicursos, palestras, oficinas ou trabalhos de assessoria pedagógica. Pesquisa e escreve sobre: organização histórico sociocultural do currículo escolar; educação profissional e tecnológica; neurociências aplicadas a educação; metodologias ativas; teorias e práticas na formação de professores da educação profissional e tecnológica.

Profa Me. Patrícia Fortes Lopes Donzele Cielo (Una Catalão)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e mestrado em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (2002). Pós-graduada em Direito de Família e Sucessões pela EBRADI (2021). Atualmente é professora do Centro Superior Una de Catalão e diretora-presidente do Núcleo Catalão do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). É organizadora e coautora das obras: . Abordagens comportamental e Jurídica nas Relações Familiares, . Relações Familiares no Contexto Sociojurídico Atual; . Direito de Família: diálogos interdisciplinares; e . Direito: interdisciplinaridade e complexidade do saber jurídico.

Profa. Dra. Rita de Cássia de Oliveira Reis (UEG)

Doutora pelo Programa de Sociedade e Cultura: História, Antropologia, Arte e Patrimônio, da Universidade de Barcelona (2014-2018). Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE-UFG). Mestre História das Sociedades Agrárias (UFG 2000- 2001). Especialista em Docência do Ensino Superior (UFG – 2012), Especialista em História do Brasil: Local, Regional e Nacional (UFG – 1999) e Graduada em História (UFG-1994). Fundadora e Coordenadora da Rede de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (REIA), vinculada à Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFG. Fundadora e Coordenadora do Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica (NICEB/CEPAE-UFG). Vice-presidente e Coordenadora Acadêmica da Associação de Pesquisadores/as e Estudantes Brasileiros/as na Catalunha – APEC (2021-2023). 

Profa. Dra. Rosane Maria de Castilho (UEG)

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1989), Doutorado em Educação pela Universidade Católica Argentina – Santa Fe (2010). Pós-Doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob orientação do Professor Doutor José Machado Pais (2017). Docente Titular de Psicologia da Universidade Estadual de Goiás. Membro associado da Sociedade Brasileira de Psicologia. Pesquisadora nas temáticas: juventudes, cultura e educação. Membro-fundador do Observatório Juventudes na contemporaneidade em parceria com pesquisadores da UFG, IFG, PUC Goiás e Cajueiro. Além de artigos científicos, publicou diversas obras, dentre elas: Réquiem para um sonho: entre a Psicanálise e a cultura (2005). Cânone Editorial; Juventud Y Autoridad (2011) e Juventud Y Procesos Educativos (2012) Editorial Teseu- Buenos Aires; Juventudes: Pesquisa e Produção de Conhecimento (2017), Editora Espaço Acadêmico e Cartografias da Condição Juvenil (2019; 2020 2 ed.), Cânone Editorial.

Prof. Dr. Ulysses Rocha Filho (UFCAT)

Possui Graduação e Bacharelado em Letras -Habilitação Português, pela Universidade Federal de Goiás (1993), Mestrado (1998) e Doutorado (2013) em Letras e Linguística – área de concentração: Estudos Literários, pela Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Letras. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. na UAELL, Exerceu as funções de Coordenador de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES – da UFG/RC (2016/2018) e Membro da Academia Catalana de Letras (ACL – Catalão/Go) desde de junho de 2017. Pertence ao Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás/Universidade Federal de Catalão em implantação . Tem experiência acadêmica na área de Literatura e Ensino (Estágio), com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa, atuando nos seguintes temas: Estudos Culturais, ficção contemporânea, literatura/educação, autobiografia ficcional e literatura goiana. Publicou livro acadêmico (“Travessias literárias olhares sobre cultura e identidade” – 2013, “INTERSEÇÕES Ensaios de Literatura & Outras Artes – 2020) e “CONTEXTO LITERÁRIOS: Voz, Identidade e Imaginação” (2020); Antologias literárias (“Causos e Memórias da Terceira Idade de Catalão – GO”; POEMAS e CONTOS – ANTOLOGIA 2015 do Concurso Nacional Flor do Ipê; ) e as obras de ficção “Fios Desencapados”, “Contos Desbotados”, “Deslindamentos – Memórias de um Garatuja Solitário”, “Meu Pai-avô” e “Descanse em Paz! – além de “Destelhamentos” e “Contos & Conta-gotas”.

CONSELHO EDITORIAL CONSULTIVO

NELSON JOSÉ DE CASTRO PEIXOTO

Amazonense, nascido em 21 de fevereiro de 1951. Estudou no Seminário Redentorista. Fez Filosofia e Teologia. Ordenou-se padre missionário para a Amazônia, por quinze anos. Casou-se e recebeu licença para viver a plenitude da vida cristã. Foi professor e trabalhou, como gestor e ativista de DH, por 26 anos nas Aldeias Infantis SOS Brasil. Escreveu artigos sobre a temática infanto-juvenil e tornou-se pai simbólico para muitas crianças. Aposentou-se em dezembro de 2020 e abriu novo tempo com foco na defesa dos Direitos dos Idosos e pessoas em situação de rua. Autor dos livros: O Segredo Redentor dos Rios: As aventuras de um missionário caboclo, editora Alta Performance, 2022; Pegadas e Luzes da Caminhada: Experiências de gestão nas Aldeias Infantis SOS, editora Alta Performance, 2022.

NÚBIA VIEIRA

Graduada Letras/Literatura e pós-graduada em Língua Portuguesa, na área de Linguística: Análise do Discurso na Comunicação Humana.  É professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Didática para o Ensino Superior e Servidora Pública Federal em uma instituição Financeira em Brasília-DF. Possui formação internacional certificada e reconhecida pelo THInk – “ThetaHealing Institute of Knowledge” e atende como instrutora e terapeuta da técnica de cura energética chamada ThetaHealing.

Welima Fabiana Vieira Borges

Possui graduação em Letras – Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2012). Possui Pós-graduação em Psicopedagogia – Clínica e Institucional pela Universidade Evangélica de Anápolis (2008). Atualmente é professora da Universidade Paulista (UNIP). Professora pedagoga concursada na prefeitura de Aparecida de Goiânia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Corretora de redações de vestibular da Universidade Paulista (UNIP). Tem experiência no Ensino Fundamental – 1ª fase.