Descrição
Organizadores:
Francisco Edviges Albuquerque
Danielle Mastelari Levorato
Nunes Xavier da Silva
Temática:
Pesquisas – Discursões – Povos indígenas – Brasil – TO – Antropologia
Páginas: 337
Click aqui para baixar o e-Book
Este livro oferece uma exploração profunda e essencial sobre a educação escolar indígena no Brasil, com um foco particular nas questões linguísticas e culturais que permeiam o ensino entre os povos originários. A obra investiga as complexas relações entre língua, cultura e identidade, e como estas influenciam e são influenciadas pelas práticas educacionais nas comunidades indígenas.
Por que ler?
Perspectivas Culturais e Linguísticas: Mergulhe em uma análise detalhada das línguas indígenas no contexto educacional, entendendo como a preservação e valorização dessas línguas são cruciais para a manutenção das identidades culturais.
Educação Escolar Indígena: Explore as políticas, desafios e oportunidades na educação escolar indígena, com discussões sobre como estas podem ser (des)construídas para melhor atender às necessidades dos povos originários.
Desconstrução de Paradigmas: Compreenda as críticas e alternativas às abordagens educacionais tradicionais, oferecendo novos caminhos para a construção de um sistema educativo mais inclusivo e respeitoso das diversidades linguísticas e culturais.
Contribuições Acadêmicas: Uma leitura indispensável para educadores, linguistas, antropólogos e todos aqueles envolvidos com a educação e os direitos dos povos indígenas, proporcionando ferramentas e reflexões para uma prática pedagógica mais justa e equitativa.
Adquira já o seu exemplar e participe dessa discussão vital sobre a educação dos povos originários no Brasil, contribuindo para a construção de um futuro onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas.